A rotina dos profissionais de direito pode variar bastante, dependendo do perfil do escritório, ramo de atuação e responsabilidades. No entanto, os atendimentos, idas ao fórum, análise de processos e outras atividades ocupam boa parte do dia. Por isso, muitos profissionais contratam empresas especializadas em contabilidade para advogados.

As assessorias contábeis para bacharéis em direito tem como principal função executar e garantir a segurança de diversos processos, como:

  • Analisar impostos para identificar possibilidades de redução de custos;
  • Avaliar possíveis parcelamentos e recuperação de impostos;
  • Folha de pagamento;
  • Obrigações trabalhistas;
  • Elaboração dos demonstrativos contábeis;
  • Transformação de pessoa física em jurídica;
  • Planejamento tributário.

Por que contratar uma contabilidade para advogados?

A contabilidade é um setor indispensável para qualquer empresa, independentemente do tamanho ou segmento da companhia. A área é responsável pelo balanço financeiro da empresa e, consequentemente, também tem participação nas tomadas de decisão.

Ter uma assessoria contábil é fundamental para controlar receitas e despesas e garantir a estabilidade, sobrevivência e lucratividade do seu negócio. E, para profissionais liberais, como os advogados, não seria diferente.

Apesar da confusão dos termos, profissional liberal não é autônomo. Identificamos como autônomos os trabalhadores independentes, sem gestor e sem horários fixos. Já o termo profissional liberal é aplicado para pessoas, com nível superior ou técnico, que possuem autonomia para exercer seu ofício, podendo escolher entre ter vínculo empregatício ou não, como é o caso de advogados.

Quando esses profissionais são caracterizados como pessoa jurídica devem obrigatoriamente contratar uma assessoria especializada em contabilidade para advogados para assinar as escriturações contábeis.

Vale ressaltar ainda que por conta das mudanças constantes da legislação brasileira, que impõe uma série de exigências às empresas e aos profissionais independentes, ter uma equipe com conhecimento na sua área e alinhada com as alterações na lei, é fundamental para manter a saúde e o equilíbrio do seu escritório.

A seguir, veja outras vantagens de contratar uma contabilidade específica para profissionais de direito:

1. Experiência no segmento: Ter profissionais que entendam a rotina do seu ramo de atuação é vantajoso. Além de oferecer soluções diferenciadas, as assessorias ajudam no processo de crescimento da empresa.

2. Foco: Terceirizar as funções contábeis abre espaço na agenda para a execução de atividades que realmente tem importância, como análise de processos e atendimento ao cliente.

3. Redução de custos: Profissionais liberais, como médicos, dentistas, psicólogos e advogados, possuem tributações distintas. Ter uma consultoria financeira para advogados, que tenha esse conhecimento e experiência, pode ser fundamental para reduzir os custos da sua empresa.

A MF Consultoria Contábil é uma das mais importantes assessorias de São Paulo com especialização em contabilidade para advogados. Temos uma equipe preparada para entender e se adequar às rotinas dos escritórios de direito e proporcionar alto nível de qualidade nos serviços. Entre em contato conosco!

Orçamento Online

Baixe nosso
E-book Grátis

"10 dicas para reduzir
custos na sua empresa"

Cadastre-se

Para ver este conteúdo, preencha o formulário abaixo:

Fechar
Cadastre-se

Antes de acessar, fale um pouco mais sobre você!

Fechar