Muitos cirurgiões-dentistas saem das universidades e já começam a clinicar. No entanto, não se preocupam com o planejamento financeiro e a contabilidade da sua gestão, seja para abrir um consultório ou para atuar como autônomo.

A maioria possui dúvidas sobre a tributação da sua modalidade. Por isso, é fundamental contratar uma assessoria especializada em contabilidade para dentistas e clínicas odontológicas. A prestadora de serviços possui conhecimento de todos os procedimentos necessários para abrir uma empresa e para o exercer a profissão como pessoa física.

Conheça as principais funções da consultoria:

  • Planejamento tributário;
  • Fluxo de caixa;
  • Abertura e encerramento de empresas;
  • Contabilidade gerencial;
  • Contabilidade fiscal;
  • Análise de tributos;
  • Planejamento orçamentário;
  • Emissão de guias de impostos.

Dentistas Autônomos X Consultórios Odontológicos

A escolha de modalidade vai depender da análise de uma série de questões, como folha de pagamento, despesas e faturamento. Veja quais são as tributações para cada categoria:

Tributação para dentista autônomo: A contribuição é realizada pelo Imposto de Renda Pessoa Física. O procedimento mais simples, neste caso, é o registro no livro caixa, onde são lançadas todas as despesas.

Tributação para dentistas (pessoa jurídica) e consultórios odontológicos: Para essas modalidades existem dois tipos de tributação: Lucro Presumido e Lucro Real.

É importante salientar que os dentistas que possuem consultório podem optar por trabalhar das duas formas ao mesmo tempo para tentar diminuir a tributação dentro da lei. Porém, a aplicação vai depender do planejamento tributário.

Por que contratar uma assessoria especializada na contabilidade para dentista?

A rotina de um dentista é movimentada, pois envolve plantões, consultas, entra e sai de clientes e outras atividades. Por isso, gastar tempo e energia com questões burocráticas e contábeis pode atrapalhar o rendimento e comprometer a qualidade do profissional.

Recorrer à escritórios de contabilidade para dentistas pode trazer uma série de benefícios, pois os especialistas da assessoria possuem conhecimento tributário específico para odontologia, o que além de poupar o tempo do dentista, que pode trabalhar com tranquilidade, ajuda a reduzir custos, respeitar prazos de contas e impostos e manter a administração do consultório organizada.

A contabilidade para dentistas é uma das especialidades da MF Consultoria Contábil. O nosso principal objetivo é identificar as melhores soluções de gestão para os nossos clientes e entregar serviços de qualidade. Conheça nossas especialidades!

Orçamento Online

O CROSP, Conselho Regional de Odontologia de São Paulo é uma autarquia federal que tem como finalidade fiscalizar as atividades profissionais de odontologia.

A entidade disponibiliza informações importantes e pertinentes para os profissionais de odontologia. Veja alguns links úteis:

Legislação e Resoluções

http://www.crosp.org.br/profissionais/servicos/utilidade/legislacao/

Serviços para Empresas no CROSP

http://www.crosp.org.br/profissionais/servicos/utilidade/manual/

Baixe nosso
E-book Grátis

"10 dicas para reduzir
custos na sua empresa"

Cadastre-se

Para ver este conteúdo, preencha o formulário abaixo:

Fechar
Cadastre-se

Antes de acessar, fale um pouco mais sobre você!

Fechar