A contabilidade para micro e pequenas empresas tem as suas particularidades, mas é essencial para nortear o empreendedor nas tomadas de decisão. A sobrevivência de uma organização está diretamente relacionada à capacidade de antecipar possíveis crises e também cenários favoráveis. Dessa forma é possível agir com rapidez para se adaptar aos novos cenários.

A área contábil estimula o crescimento dos negócios quando é exercida por profissionais especializados e antenados com a legislação. Por isso, não basta manter um setor apenas para atender às exigência dos FISCO, é preciso adorar um modelo contábil que se adeque as necessidades gerenciais da companhia.

De acordo com o SEBRAE, as micro e pequenas empresas no Brasil são responsáveis por 27% do PIB. Em um período de dez anos, os valores gerados pelos pequenos negócios pularam de R$ 144 bilhões para R$ 599 bilhões. O período analiso foi entre 2001 e 2011.

Como funciona a contabilidade para micro e pequenas empresas?

Muitos empresários têm uma impressão simplista do trabalho da assessoria contábil. Eles acreditam que o setor é responsável apenas pela parte burocrática e as obrigações fiscais. No entanto, a contabilidade gerencial funciona como uma ferramenta de apoio e orientação.

Essa visão limitada da contabilidade é o principal motivo de falência dos pequenos negócios. A falta de capital de giro é a justificativa mais citada como causa para o encerramento de atividades. O que mostra um desequilíbrio na movimentação de capital e falta de planejamento por parte dos empresários.

O escritório de contabilidade levanta dados e relatórios que afetam a saúde de micro e pequenas empresas Por isso, é fundamental que as informações fornecidas estejam corretas. Se antes as instituições financeiras exigiam apenas uma comprovação de faturamento da receita anual da organização, hoje exigem demonstrações contábeis para apurar e avaliar a saúde da empresa.

As principais atividades da contabilidade gerencial são:

  • Balanço Patrimonial: visão geral de diferentes aspectos da empresa;
  • Demonstração de Resultados Simplificados: acompanhamento de resultados;
  • Elaboração de Índices Financeiros e Econômicos: por meio do Balanço Patrimonial e da Demonstração de Resultados é possível ter um parâmetro da situação da companhia.
  • Demonstração de Fluxo de Caixa Simplificado: por meio do relatório é possível manter o controle de entrada e saída de capital.

O mercado está cada vez mais competitivo e esse cenário obriga os empresários, que desejam crescer e se manter no mercado, a profissionalizarem a sua área contábil, independentemente do tamanho negócio.

A MF Consultoria Contábil é especialista na contabilidade de Micro e Pequenas Empresas. O nosso principal objetivo é identificar as melhores soluções de gestão para que as análises financeiras sejam completas e funcionarem como uma ferramenta de orientação para que as tomadas de decisão sejam mais precisas. Solicite um orçamento!

Orçamento Online

Baixe nosso
E-book Grátis

"10 dicas para reduzir
custos na sua empresa"

Cadastre-se

Para ver este conteúdo, preencha o formulário abaixo:

Fechar
Cadastre-se

Antes de acessar, fale um pouco mais sobre você!

Fechar